FEI apresenta projetos ligados ao conceito de Internet das Coisas (IoT) em evento para estudantes

O Centro Universitário estará presente na 19ª edição da ExpoCiee com informações sobre seus cursos, vestibular e projetos desenvolvidos na Instituição

Estudantes do ensino médio e fundamental poderão conhecer alguns projetos inovadores desenvolvidos pelo Centro Universitário FEI, e também saber mais informações sobre os cursos de Administração, Ciência da Computação e Engenharia no estande da instituição durante a 19ª edição da ExpoCiee. O evento que acontece nos dias 21, 22 e 23 de maio, no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e reúne estudantes em busca de cursos de graduação e vagas de estágio e trainee. 

Entre os projetos apresentados pela FEI no evento, dois se destacam por serem inovações tecnológicas ligadas ao conceito da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things, em inglês), uma revolução tecnológica que busca conectar desde aparelhos eletrodomésticos, a máquinas industriais e meios de transporte à internet, criando uma rede onde tudo se comunica. 

Um deles é o Tecido Touch, que reconhece o local tocado e a pressão exercida, através de fios de cobre inseridos na trama que transmitem informações para um software. “ Em um futuro não tão distante será possível atender o celular através de um toque na sua camisa ou na calça”, explica o mestrando de Engenharia Elétrica, Eduardo Guedes, que desenvolveu o projeto em parceria com o curso de Engenharia Têxtil. 

Outro projeto ligado ao IoT, presente no estande será a lixeira inteligente, que identifica o tipo de lixo depositado através de sensores. Ela consegue reconhecer se aquele dejeto é plástico, vidro ou metal. “Após enviar os dados ao servidor, através de uma interface, é possível listar e verificar todos os resíduos depositados, o horário e seu tipo de material, além do nível total de lixo”, explica Yuri Olivatti, aluno de iniciação cientifica, responsável pelo projeto, realizado com a apoio da VIVO. O projeto permite identificar o perfil de consumo do usuário e trabalhar para chegar ao ideal sustentável. 

A FEI também realizará uma palestra intitulada: “Engenharia: a responsável por criar novas oportunidades”, no dia 21 de maio, a partir das 18h, ministrada pelo Prof. Dr. Rodrigo Magnabosco. Os estudantes poderão conhecer mais sobre os cursos, projetos extracurriculares, informações sobre o vestibular, que está com as inscrições abertas até dia 1 de junho às 18h, e tirar dúvidas sobre a instituição.