Escolas de Engenharia

Projetos de TCC dos alunos do Instituto Mauá de Tecnologia ganham reconhecimento dos Engenheiros Sem Fronteiras

Publicado em 23 de janeiro de 2017


São Paulo, janeiro de 2017 - No último sábado, na colação de Grau do Instituto Mauá de Tecnologia, dois projetos de conclusão de curso de 2016 foram reconhecidos e certificados pelo Engenheiros Sem Fronteiras - ESF. Os trabalhos, Aproveitamento dos Resíduos Vinhaça e Glicerina visando à Geração de Bioenergia e Adequação Ambiental e Monitoramento de queda de idosos por Kinect, foram avaliados por membros da organização ESF, na Exposição de trabalhos de conclusão de curso da Mauá – Eureka 2016, e atingiram todos os critérios que estão ligados com a Missão dos Engenheiros Sem Fronteiras, a saber: Número de pessoas afetadas pelo projeto; Inovação (Patente/Defesa Pública); Viabilidade de produção (Manufaturabilidade) e Viabilidade de comercialização (Marketing).

Segundo o diretor geral do Engenheiros Sem Fronteiras de São Caetano do Sul, Alisson Sarmento, o trabalho de TCC Aproveitamento dos Resíduos Vinhaça e Glicerina visando à Geração de Bioenergia e Adequação Ambiental chamou a atenção, pelo potencial de utilização em larga escala e o benefício direto ao meio ambiente num processo muito utilizado no Brasil. A solução encontrada para a produção de biogás é inovadora e possível de ser implementada.

Já o reconhecimento do TCC Monitoramento de queda de idosos por Kinect destacou-se pela solução genial e eficaz para um problema latente em nossa sociedade. “O sistema foi desenvolvido com baixo custo, utilizando equipamentos disponíveis no mercado. A programação lógica e a interligação dos sistemas culminaram numa solução muito inovadora que pode salvar vidas”, comenta Sarmento.

“Sentimo-nos recompensados pela iniciativa dos Engenheiros Sem Fronteiras em prestigiar a mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso de nossos formandos, em especial em reconhecer a capacitação desses jovens para propor e executar soluções de valor para a sociedade. Ações como essas enfatizam a qualidade técnica, profissional e pessoal dos nossos egressos”, comenta o Reitor do Instituto Mauá de Tecnologia, Prof. José Carlos de Souza Junior.

Sobre o Engenheiros Sem Fronteiras
O Engenheiros Sem Fronteiras é uma organização sem fins lucrativos que visa incentivar o uso da capacitação em engenharia para auxiliar o desenvolvimento da sociedade. “Nosso objetivo é a melhoria da qualidade de vida das comunidades e indivíduos em situação de necessidade, contribuindo para que as metas do milênio da ONU e as recentes metas globais para o desenvolvimento sustentável sejam alcançadas. Para isso desenvolvemos projetos em construção civil, saneamento, agricultura, energia, infraestrutura, empoderamento econômico e educação”, diz Sarmento.

Conheça mais sobre a organização: https://www.facebook.com/esf.saocaetanodosul/?fref=ts


Patrocinados

Comente no Facebook

Conheça a estrutura do Instituto e o que ele pode oferecer para você