Publicações gratuitas auxiliam na manutenção preventiva das edificações

Com o intuito de conscientizar a sociedade e profissionais ligados à construção e gerenciamento de condomínios sobre a importância da manutenção preventiva nas edificações, o IBAPE/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo) teve a iniciativa de publicar cartilhas com conteúdo didático sobre o assunto, abordando o tema em seus variados aspectos. 

A primeira cartilha foi lançada em 2012 e tratou da ”Inspeção predial: A saúde dos edifícios”. O material detalha os procedimentos necessários para realização do “check up predial”, visando auxiliar na contratação do laudo de inspeção predial, que deve ser realizado por um profissional habilitado, capaz de avaliar o estado de conservação, a qualidade de funcionamento do sistema construtivo e o grau de criticidade das deficiências constatadas na edificação vistoriada. 

“O intuito da cartilha é informar o síndico sobre as ferramentas técnicas que podem auxiliar na tomada de decisões, de forma a permitir ao condomínio o desenvolvimento de um planejamento financeiro, considerando as prioridades de manutenção do prédio. Com este planejamento é possível evitar gastos de urgência do condomínio”, explica a coordenadora da Câmara de Inspeção Predial do IBAPE/SP, Vanessa Pacola, responsável pela publicação. 

Outro tema tratado nas cartilhas foi “Prevenção e Combate a Incêndio”, trazendo um roteiro básico sobre procedimentos para a manutenção do sistema, além de ampliar a compreensão do público sobre o que é preciso para garantir mais segurança. “Vale lembrar que prédios residenciais ou comerciais de pequeno porte não possuem uma rotina de manutenção para evitar o desgaste da edificação, o que ocorre em shoppings, fábricas e edifícios comerciais de grande porte”, complementa Pacola. 

Em 2014, foi lançada a cartilha sobre “Acessibilidade”, que instrui sobre a lei de acessibilidade em edificações e reforça as medidas que melhoram a vida dos usuários, sejam eles portadores de necessidades especiais permanentes ou temporárias, além de apresentar parâmetros técnicos. “É possível realizar adaptações simples e de baixo investimento para tornar seguros os caminhos de todos. Quando se fala em acessibilidade é normal associarem aos deficientes físicos, mas não podemos nos esquecer dos idosos, gestantes, entre outros”, conclui a integrante do IBAPE/SP. 

A próxima cartilha, prevista para ser lançada no segundo semestre de 2015, abordará o tema “Segurança em equipamentos e áreas de lazer”, reforçando a manutenção preventiva em quadras esportivas playgrounds e piscinas. As demais publicações já estão disponíveis no site do IBAPE/SP para download gratuito: www.ibape-sp.org.br.

Autor: Assessoria de Imprensa