Livro – Fapesp 50 anos – Meio Século de Ciência

Instituída pelo Decreto 40.132, de 23 de maio de 1962, a FAPESP se tornou, em cinco décadas, protagonista do processo que levou a ciência paulista a avançar constantemente, equiparando-se à ciência produzida nos principais centros do mundo.

A FAPESP é reconhecida pela eficiência de seu modelo institucional e operacional como uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do Brasil, exemplo frequentemente seguido em outros estados.

Em homenagem aos 50 anos da FAPESP, serão publicados, no decorrer do ano, dois livros sobre a história da Fundação organizados pelo historiador Shozo Motoyama, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e diretor do Centro Interunidade de História da Ciência da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Motoyama, um dos livros fará uma retrospectiva da história da FAPESP, com uma ênfase especial na questão da política científica, em especial nos últimos 25 anos. A outra obra terá foco na memória da instituição e consistirá na apresentação de entrevistas com alguns dos personagens que tiveram papel central na fundação e no desenvolvimento institucional da FAPESP.

Segundo Motoyama, a FAPESP teve, ao longo de suas cinco décadas de existência, um papel fundamental para a consolidação de uma política científica e tecnológica no estado de São Paulo.

Autor: Pesquisa Fapesp