Conheça o carro de corrida movido a energia solar

Um grupo de estudantes da Universidade da Austrália desenvolveu um carro de corrida movido a energia solar. O modelo inovador poderá circular nas ruas de Sydney ainda este ano, em julho. Mas antes disso, o Sunswift eVe, como o carro foi batizado, terá de ser ajustado as normas oficiais de trânsito e segurança australiana.

Se o projeto eVe der certo, ele será o primeiro carro solar legalizado no Hemisfério Sul. “Provamos que o carro pode fazer todas as coisas dentro da lei, mas ele é comercial? Alguém pode conduzir este carro todos os dias para trabalhar? Essa é a questão”, disse o líder da equipe que construiu o eVe, Rob Ireland ao Mashable. O eVe também já provou ser bastante veloz: estima-se que sua velocidade máxima seja de 132 km/h, números improváveis para um carro elétrico.

O custo é o principal desafio para tornar o eVe real. O valor para construir o protótipo assusta pela quantidade de zeros: US$ 500.000 (cerca de R$ 1.500.000), custeados por patrocinadores. Nenhum fabricante de automóveis se interessou no projeto.

“Neste momento, estamos apenas tentando provar que é possível”, disse Ireland, prevendo que os avanços da tecnologia de captação de energia solar permitirão o seu uso em transportes públicos do mundo todo.

Autor: Galileu