Romeu Chap Chap é Eminente Engenheiro do Ano 2014

Romeu Chap Chap, que presidiu por seis vezes o Secovi-SP e atualmente coordena o Núcleo de Altos Temas do Sindicato, o NAT (que reúne lideranças de diversos segmentos econômicos, sociais e culturais), é o Eminente Engenheiro do Ano 2014 eleito pelo Instituto de Engenharia. 

O título será outorgado no dia 10 de dezembro, durante cerimônia das 19h às 21h (seguida de coquetel), na sede do Instituto de Engenharia, na Vila Mariana. 

Na mesma data, haverá a premiação dos trabalhos das Divisões Técnicos 2014.

Concedido desde 1963, o Instituto de Engenharia atribui o título de “Eminente Engenheiro do Ano” em reconhecimento aos profissionais de destacada atuação no meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da engenharia. 

Clique e veja a galeria das personalidades que já foram contempladas com o título de Eminente Engenheiro do Ano

Sobre o Eminente Engenheiro do Ano 2014

Engenheiro civil, Romeu Chap Chap, presidiu por seis vezes o Secovi-SP, Sindicato que, desde 1946, representa os condomínios e o setor imobiliário no Estado de São Paulo, e tem como principal bandeira o fortalecimento da indústria imobiliária, a geração de empregos e o combate ao déficit habitacional, notadamente no segmento das famílias de baixa renda. 

Sua atuação institucional está registrada em diversas entidades de classe. Iniciou-se em 1970 no Centro e na Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), onde foi diretor até 1978 e acompanhou discussões relativas à questão urbana. 

Chap Chap começou a participar do Secovi-SP em 1970. Em 1981, foi eleito presidente. Cumpriu duas gestões consecutivas (81 a 87). Na seqüência, presidiu o Conselho Consultivo da entidade (1987 a 1993). 

Voltou a liderar a entidade na gestão 2000/2002, sendo reeleito sucessivamente para mais três mandatos (2002/2003, 2003/2005 e 2005/2007). Sua administração se caracterizou por um objetivo muito claro: exercer uma atuação essencialmente política, centrada no corpo a corpo com autoridades governamentais e imprensa, projeto consubstanciado na política “Olho no Olho”, que totalizou centenas de audiências com autoridades governamentais, nos níveis federal, estadual e municipal e inúmeras visitas de personalidades à sede do Sindicato. 

Além disso, ocupou as seguintes funções: presidente da Fiabci/Brasil – Capítulo Brasileiro da Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (1988 a 1994); presidente do Comitê da América Latina da Fiabci Mundial (1987 a 1989); presidente mundial da Fiabci para as Américas (1994 a 1995); vice-presidente da Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers (1992 a 1997). Também foi vice-presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) até 2014. 

Em 2003, foi nomeado representante da indústria imobiliária no Conselho do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado do Estado de São Paulo. Também integrou Conselho que, também em âmbito estadual, se dedica à desburocratização. 

Como convidado especial, passou a participar das reuniões do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) – então coordenado pelo ministro Tarso Genro –, no qual conseguiu aprovar, pela unanimidade dos conselheiros, moção para que a redução do déficit de mais de sete milhões moradias (80% dele concentrado na baixíssima renda) fosse tratada como prioridade pelo governo federal.

Desde 1980, Chap Chap frequenta os congressos mundiais da Fiabci. Foi dos primeiros brasileiros a proferir palestra no Exterior sobre a potencialidade e as oportunidades do mercado imobiliário nacional, fato que se repete regularmente, também a convite de outras organizações internacionais. 

O conjunto dessas atuações justifica as 16 premiações como “Líder Empresarial”, conferidas pelo extinto Jornal Gazeta Mercantil, entre outros importantes reconhecimentos concedidos por diferentes organismos públicos e privados, os quais o legitimam como uma das mais expressivas personalidades da construção civil e imobiliária do País. 

Atualmente, coordena o Núcleo de Altos Temas do Sindicato, o NAT (que reúne lideranças de diversos segmentos econômicos, sociais e culturais), é diretor conselheiro da Fiabci/Brasil e da ADVB (Associação Brasileira de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), dentre outras funções em diferentes entidades. 

Em 2007, por intermédio da editora Campus/Elsevier, lançou o livro “Romeu Chap Chap – uma vida em construção”, no qual faz um relato sobre suas experiências pessoais, profissionais e institucionais. 

Por sua liderança e militância em prol da indústria imobiliária, Romeu Chap Chap é chamado por muitos de “O Senhor Habitação”. 

Autor: Instituto de Engenharia