Conheça o novo método de impressão criado pelo MIT

Pesquisadores do MIT desenvolveram um novo método de impressão 3D que poderia fabricar em grande escala de diversos objetos em tempo recorde. A técnica permite a criação de objetos grandes em minutos, utilizando materiais normalmente encontrados em outros processos industriais.

O novo sistema é bem diferente da impressão 3D convencional. Em vez de imprimir lentamente camada por camada, o processo inicia-se com um grande tanque de gel. Usando um bocal ligado a uma máquina, então o poliuretano líquido de duas partes é extrudido no gel, e os dois líquidos juntos misturam-se. O processo em seguida, permite que um objeto sólido seja criado numa questão de minutos. O que está impresso é então removido do gel e lavado com com água.

Skylar Tibbits, que co-dirige o Laboratório do MIT disse: “com essa técnica um material pode ser produzido em questão de minutos, de uma forma que a impressão 3D tradicional não pode igualar. “Nosso processo não imprime com camadas, não precisa de materiais de apoio, podem ser impressos em segundos a minutos e usa materiais líquidos industriais comuns”, acrescentou.

Você pode conferir o processo no vídeo abaixo:

 

Autor: engenhariaé