Primeiro túnel do mundo para navios de grande porte será construído na Noruega

Stad Ship Tunnel é um projeto da Norwegian Coastal Administration que poderá permitir a passagem mais segura de navios no Mar de Stadhavet, uma área notoriamente perigosa. O túnel poderá acomodar de 70 a 120 navios que passarão diariamente.

O Mar de Stadhavet é famoso por suas condições traiçoeiras. De acordo com historiadores, muitos navios tiveram problemas naquele mar. A ideia do túnel para navios não é recente, em 1870 já se fala na construção do mesmo. Mas agora parece que o projeto finalmente será executado.

O parlamento norueguês já destinou um bilhão de coroas norueguesas (NOK) ou cerca de US$ 118 milhões para a execução do projeto. Projeto este que faz parte do Plano Nacional de Transporte, que compreende o período de 2014 a 2023.

A Norwegian Coastal Administration divulgou imagens creditadas à empresa Snøhetta. Os navios irão ter acesso norte em Selje e acesso sul por Moldefjord. A proposta atual do projeto ainda incorpora uma ponte para pedestres.

O gerente do projeto Terje Andreassen, da norueguesa Coastal Administration, disse à imprensa norueguesa NRK: “Em uma paisagem tão delicada, o túnel tem que ser mais do que uma simples intervenção na natureza. Iremos colocar muitos esforços para torná-lo esteticamente atraente. O início da construção é esperado para ser em 2019.”

Veja imagens do projeto na galeria abaixo:

Autor: Engenharia é