As 8 obras titânicas na China que deixam o mundo boquiaberto

O país mais populoso do planeta detém outros recordes: inaugurou recentemente a ponte mais alta do mundo, o maior radiotelescópio e o maior elevador de barcos, por exemplo. Conclui-se, portanto, que as últimas grandes obras de engenharia da China deixam o mundo boquiaberto. O país bate recordes todos os anos, não apenas na construção mas também nos setores espacial e militares.

Estes são os seus últimos feitos:

A ponte de vidro mais comprida

Mede 430 metros de comprimento e seis de largura e está suspensa a 375 metros de altura do solo. É uma das grandes atrações turísticas do país, tendo custado 62 milhões de euros.

A maior cidade de gelo

Encontra-se na província de Heilongjiang e “nasceu” graças ao trabalho de 10.000 trabalhadores que a construíram em 800.000 m2 de superfície.

A ponte mais alta

Tem 565 metros de altura, o equivalente a um edifício de 200 andares, e não passa despercebida a ninguém, tend sido inaugurada no final de 2016. O preço? custou 138 milhões de euros.

A maior barragem

A famosa Barragem das Três Gargantas é considerado o maior projeto hidroelétrico do mundo. Demorou 23 anos a ser construída. O objetivo é fornecer energia elétrica à zona de Shanghai, mas também controlar as enchentes do rio Yangtsé, o maior da Ásia.

O maior radiotelescópio

Chama-se FAST e demorou cinco anos a ser construído, tendo custado 160 milhões de euros. Tem um diâmetro de 500 metros, onde cabem cerca de 30 campos de futebol, e quase duplica o tamanho do maior radiotelescópio que havia até à data. Está localizado em Pintang, na província de Guizou.

O maior elevador de barcos

Está situado na Barragem das Três Gargantas e os barcos demoram agora apenas 40 minutos a ser transportados, quando antes o processo durava cerca de cinco horas. Este elevador de barcos foi projetado por engenheiros chineses e alemães e pode “mover” embarcações que tenham até 3.000 toneladas.

O maior foguete

É chamado de Larga Marcha 5, mas abreviado como CZ5. Este foguetão está a rivalizar com a potente frota espacial norte-americana e já conseguiu um feito único: transportar 25 toneladas de carga. Em cima da mesa está já a hipótese de construir o CZ9, que poderá ser o pai de todos os foguetões.

A maior rede ferroviária de alta velocidade

A maior rede ferroviária de alta velocidade foi inaugurada recentemente, ligando o esta da China com o oeste, as cidades de Shanghai e Kunming. São, ao todo, 2.252 quilómetros.

Autor: Idealista/nwes