Alesp homenageia o Instituto pelos seus 100 anos

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do deputado estadual Roberto Massafera, realizou uma sessão solene em comemoração ao centenário do Instituto de Engenharia. 

O evento, que ocorreu em 24 de outubro, na Alesp, teve em sua mesa diretora – presidida por Roberto Massafera -, Camil Eid, presidente do Instituto de Engenharia, João Carlos de Souza Meirelles, secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, Monica Porto, representando o secretário de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, e Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que representou o governador Geraldo Alckmin. 

Em seu pronunciamento Massafera citou sua formação como engenheiro Civil, pela USP São Carlos, lembrou da contribuição do Instituto para a Engenharia estadual e nacional, e destacou que somente a Engenharia irá conduzir o desenvolvimento do País. 

João Carlos Meirelles parabenizou o Instituto e se disse “orgulhoso pelo País que construímos, mas especialmente esperançoso pelo País que ainda vamos construir”. 

O presidente do Instituto de Engenharia Camil Eid, em seu pronunciamento, destacou a honra em presidir a Casa no seu centenário e a continuidade do Instituto na contribuição para o progresso do País, com projetos como a Rota para o Futuro, que consiste em um conjunto de investimentos em infraestrutura, logística, ferrovias e integração com outros modais, para o crescimento do agronegócio, e a busca para a inserção da engenharia na quarta revolução industrial. “De um modo geral, o Instituto de Engenharia mantém-se atualizado e acompanhando a evolução global, a integração e a era digital. 
É a forma que no momento nos parece como adequada para os próximos 100 anos”, disse Eid. 

Fizeram também pronunciamentos os deputados estaduais Ramalho da Construção e Itamar Borges. 

Prêmio Paula Souza 

Na ocasião, o Instituto de Engenharia entregou o Prêmio Paula Souza a três expoentes da Engenharia: Ion de Freitas, pelas obras desenvolvidas na área de Transportes, Haroldo Jezler, pelas realizações na área de Saneamento, e Peter Greiner, na área de Energia. 

Peter Greiner falou em nome dos três homenageados, entre os trechos do seu discurso ele mencionou : “Sabemos que existem vários engenheiros que poderiam estar aqui para serem homenageados, por isso nos sentimos sensibilizados (…) Tivemos várias vidas que focaram no desenvolvimento do País (…) gerações que agora recebem essa homenagem”. 

Para ler o discurso de Camil Eid, presidente do Instituto de Engenharia, clique aqui

A solenidade em comemoração ao centenário do Instituto de Engenharia será exibida neste sábado (29), às 23h, pela TV Assembleia, canais 07 Net, 09 Vivo e pela tevê aberta canal 61.2.

Autor: Isabel Dianin