Monica Porto é a Eminente Engenheira do Ano 2016

Nesses 100 anos de atividades, comemorados hoje (13 de outubro), o Instituto de Engenharia nomeia, pela primeira vez, uma engenheira com o título de Eminente Engenheira do Ano. 

A agraciada é a engenheira Civil Monica Ferreira do Amaral Porto. Secretária Adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e professora Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na área de Engenharia Ambiental. 

“É uma grande alegria receber o título “Engenheiro do Ano”, ainda mais na comemoração dos 100 anos do Instituto de Engenharia, uma instituição cuja contribuição à nossa profissão e ao País é inestimável. Fazer parte da galeria de ilustres engenheiros anteriormente homenageados com esse título é motivo de muita satisfação e honra”, diz Monica. 

Engenheira Civil, pela Poli/USP, é Mestre, Doutora e Livre-Docente em Engenharia pela mesma universidade. Foi diretora presidente da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica, de 2008 a 2014, e presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Atua em diversas entidades, nacionais e internacionais, nas áreas de recursos hídricos e qualidade da água. 

“Interpreto esse título como um reconhecimento do Instituto à área da engenharia que se dedica à água, pela importância estratégica deste recurso natural, campo ao qual dediquei minha vida profissional e acadêmica. Muito obrigada ao Instituto de Engenharia e parabéns por se tornar centenário e manter altiva a crença na profissão que constrói nações”, ressalta. 

Concedido desde 1963, o Instituto de Engenharia atribui o título de “Eminente Engenheiro do Ano” em reconhecimento aos profissionais de destacada atuação no meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da engenharia.

Clique aqui e veja a galeria de Eminentes Engenheiros do Ano

Autor: Isabel Dianin