Conselho Deliberativo

ORGÃO DIRIGENTE CONSELHO DELIBERATIVO

São Órgãos Dirigentes do Instituto de Engenharia, em ordem hierárquica, as seguintes instâncias administrativas:

Assembleia Geral – É uma reunião dos sócios-titulares convocados para discutir e deliberar temas de interesse delimitados pelos objetivos que constam no Estatuto do Instituto de Engenharia. É a instância de maior grau hierárquico do Instituto.

Conselho Consultivo – É o guardião do patrimônio e do Estatuto do Instituto de Engenharia. É composto pelos ex-presidentes, ex-vice-presidentes, ex-diretores Gerais do Acampamento dos Engenheiros, ex-conselheiros do Conselho Deliberativo cujo mandato vigorou nos dois últimos anos, e ex-diretores da Diretoria Executiva que exerceram seus mandatos também nos dois últimos anos.

Conselho Deliberativo – Formado por 30 conselheiros eleitos diretamente pelos associados, pelo presidente do Instituto, que também é presidente desse Conselho, e pelos quatro vice-presidentes que não têm direito a voto. É a instância que define as ações a serem tomadas pela Diretoria Executiva do Instituto. Todo ano são renovados, por meio de eleições, 15 de seus membros.

Diretoria Executiva – É o órgão que executa as políticas emanadas pelo Conselho Deliberativo e executa todas as questões administrativas da associação. É composta por seu presidente, quatro vice-presidentes, dois diretores-secretários e dois diretores-Financeiros.

Especificamente o Conselho Deliberativo possui 16 importantes atribuições regidas pelo Estatuto dentre as quais podermos citar:

• Manifestar-se, através do seu presidente, por qualquer meio de comunicação, em nome do Instituto de Engenharia, sobre assunto de interesse público;
• Encaminhar proposta de reforma do Estatuto ao Conselho Consultivo;
• Aprovar e apresentar à Assembleia Geral o relatório e a prestação das contas do exercício findo, com parecer do Conselho Fiscal;
• Aprovar o orçamento do ano social entrante;
• Decidir sobre as contribuições associativas;
• Decidir sobre as penalidades a serem impostas aos associados ou ao membro eleito no exercício do cargo em órgão dirigente do Instituto, na conformidade dos dispositivos do Estatuto;
• Fiscalizar os negócios do Instituto de Engenharia;
• Zelar pela observância do Estatuto e cumprir as decisões da Assembleia Geral e do Conselho Consultivo;
• Por maioria absoluta de seus membros, convocar Assembleia Geral.

É devido a essas atribuições designadas pelo Estatuto que aquilatamos a verdadeira importância dessa instância administrativa do Instituto de Engenharia.

Os conselheiros do Deliberativo são representantes diretos de todos os sócios, principalmente daqueles que o elegeram, o que justifica a criação de um canal de comunicação eficiente dos Conselheiros com os sócios e vice-versa para que efetivamente exerçam essa representação.

Membros do Conselho Deliberativo

Presidente: José Eduardo Frascá Poyares Jardim
Secretário Executivo: 
Tatiana Lourenço Machado

Alfredo Mario Savelli
Amândio Martins
Angelo Sebastião Zanini
Arlindo Virgilio Machado Moura
Aurea Lucia Vendramin Georgi
Beatriz Vidigal Xavier da Silveira Rosa
Carlos Antonio Rossi Rosa
Carlos Pereira De Magalhães Neto
Cristiano Kok
Dario Rais Lopes
Débora Sanches de Alexandre Marinello
Edson José Machado
Elias Silva
Felipe Geribello Ferreira Cabral
George Paulus Pereira Dias
José Eduardo W. de A. Cavalcanti
José Manoel de Oliveira Reis
José Roberto Bernasconi
Luiz Fernando Portella
Marcel Mendes
Marcelo Rozenberg
Natália Linhares
Ricardo Bunemer
Roberto Kochen
Stella Marys Della Flora
Tatiana Lourenço Machado
Vahan Agopyan
Vicente Abate
Vinicius Silva Caruso