julho, 2017

2017qua12jul(jul 12)22:30qui13(jul 13)00:00O papel do meio urbano para o meio ambiente, o potencial de geração de recursos nos centros consumidores22:30 - 00:00 (13) Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana - São Paulo /SP Tipo de evento:Geral

Detalhes do evento

Resumo:
Será apresentado aos colegas engenheiros os dados e a escala de grandeza que as cidades possuem em termos de áreas disponíveis e pontecial de geração de recursos através da adoção de soluções tecnológicas voltadas para a sustentabilidade.

Em especial, será abordado com maior ênfase a utilização de lajes e telhados verdes, o seu papel na agricultura urbana, na restauração ecológica, benefícios energéticos, retenção de CO2 e capacidade de retenção de águas pluviais. Serão abordadas questões de produtividade e técnicas de cultivo em lajes, respeitando sobrecargas na estrutura através da utilização de substrato e mantas drenantes.

Apoio Institucional

Realização:
Eng. Jerônimo Cabral – Vice-Presidência de Atividades Técnicas
Eng. Roberto Kochen – Diretor do Depto. de Engenharia do Habitat e Infraestrutura
Eng. José Manoel de O. Reis – Coord. da DT de Construção Sustentável e Meio Ambiente

Palestrante

Engº Amir Hernandez Musleh
Gestor e Engenheiro Ambiental, pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduação pela Faculdade Oswaldo Cruz, e pós-graduação Aperfeiçoamento em Engenharia Civil, com ênfase em gerenciamento de canteiro de obras, pela Escola de Engenharia Mauá.

Trabalhou cinco anos na Fundação Espaço ECO (insituída pela BASF) com projetos de análise de socio-ecoeficiência para a quantificação da sustentabilidade no segmento da construção civil e desenvolvimento sustentável para o meio urbano.
Mais de 1600 horas dedicadas a avaliação do ciclo de vida e ecoeficência de materiais e tecnologias aplicáveis à construção civil, como a “COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ECONÔMICO AMBIENTAL DA PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS COM FIBRA NATURAL DE MADEIRA CAMBARÁ E CARBONATO DE CÁLCIO” e “ANÁLISE DE ECOEFICIÊNCIA PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA COM ALTERNATIVAS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS”

Iniciou e desenvolveu, há três anos, a ECRA Sustentabilidade Urbana, como uma empresa para realizar a compatibilização da sustentantabilidade na construção civil, por meio da aplicação de tecnologias para soluções em geração de alimentos, paisagismo ecológico, adubos através de compostagem, energia e reuso de águas pluviais.

Hora

12 (Quarta-feira) 22:30 - 13 (Quinta-feira) 00:00

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana - São Paulo /SP

X
X
X
X
X