Agenda - Palestras


Micro e minigeração distribuída no Brasil – Sistema de compensação de energia elétrica

Palestrante Paulo Peniche de Mello

Data 29 de junho de 2017

Início 19h00

Término 21h00

Local Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana - São Paulo /SP


Inscreva-se



Programação

Resumo
A geração distribuída é caracterizada pela instalação de geradores de pequeno porte, normalmente a partir de fontes renováveis, localizados próximos aos centros de consumo de energia elétrica.
De forma geral, a presença de pequenos geradores próximos às cargas pode proporcionar diversos benefícios para o sistema elétrico, dentre os quais se destacam a postergação de investimentos em expansão nos sistemas de distribuição e transmissão; o baixo impacto ambiental; a melhoria do nível de tensão da rede no período de carga pesada e a diversificação da matriz energética.
Por outro lado, há algumas desvantagens associadas ao aumento da quantidade de pequenos geradores espalhados na rede de distribuição, tais como: o aumento da complexidade de operação da rede, a dificuldade na cobrança pelo uso do sistema elétrico, a eventual incidência de tributos e a necessidade de alteração dos procedimentos das distribuidoras para operar, controlar e proteger suas redes.


Apoio Institucional




Realização:
Eng. Jerônimo Cabral P. Fagundes Neto – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
Eng. Aléssio Bento Borelli – Diretor do Depto. de Energia e Telecomunocações
Eng. Paulo Barreto – Coord. da Divisão de Instalações Elétricas


Observações

Sobre o palestrante

Eng. Eletric. Paulo Peniche de Mello

Diretor técnico da Sixtron Consultoria e Treinamento Ltda. Engenheiro Eletricista e Administrador de Empresas. Associado a ABGD (Assoc. Bras. de Geração Distribuída). Responsável técnico pelo projeto e implantação de mais de 250 kWp em energia solar fotovoltaica, ampla experiência em elaboração, gerenciamento e start-up de projetos e sistemas com foco na instrumentação e automação para indústrias de grande porte (Cosipa, Toyo Setal, Hatch, Odebrecht, Vale).



Patrocinados


Conheça a estrutura do Instituto e o que ele pode oferecer para você