Agenda - Palestras


Desenvolvimento Hidrelétrico na Amazônia

Palestrante Felipe Faria

Data 30 de março de 2017

Início 18h30

Término 20h00

Local Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana


2017-03-30



Programação

A Divisão de Geotecnia e Mecânica dos Solos e Fundações do Instituto de Engenharia e a Diretoria do Núcleo Regional de São Paulo do Comitê Brasileiro de Barragens têm a satisfação de convidar para a palestra:
“Desenvolvimento Hidrelétrico na Amazônia”



Abordagem
:

A palestra abordará como a aplicação de métodos quantitativos de análise de políticas públicas pode auxiliar a tomada de decisão. Serão apresentados três estudos de caso relacionados ao desenvolvimento hidrelétrico na Amazônia. Primeiramente, será apresentado um modelo baseado em uma simulação Monte Carlo para estimativa dos gases de efeito estufa produzidos pela degradação da matéria orgânica nos reservatórios Amazônicos. Em segundo lugar, será discutido o impacto socioeconômico local da construção de hidrelétricas com base em um estudo econométrico. Por último, serão apresentados os resultados de uma otimização que comparou o cenário de expansão baseado em grandes hidrelétricas na Amazônia com outras alternativas de expansão baseadas predominantemente em energia eólica e térmica.

Este evento conta com o apoio institucional de:




Realização:
Engª Miriana Marques - Vice-presidência de Atividades Técnicas
Eng. Roberto Kochen - Diretor do Depto. de Engenharia do Habitat e Infraestrutura
Eng. Francisco José Preira de Oliveira – Coord. DT. de Geotecnia e Mecânica dos Solos e Fundações


Observações

Sobre o palestrante

Eng. Felipe Faria

PhD em Engenharia e Políticas Públicas pela Carnegie Mellon University, mestre em engenharia de recursos hídricos e bacharel em engenharia civil pela POLI-USP. Possui 10 anos de experiência em projetos relacionados à energia, recursos hídricos e meio ambiente. Atualmente, é consultor da McKinsey and Company no setor público e social.



Patrocinados


Conheça a estrutura do Instituto e o que ele pode oferecer para você